tag:blogger.com,1999:blog-87819313021795135262023-11-15T05:02:17.465-08:00cidacidahttp://www.blogger.com/profile/11598544310958144207noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-8781931302179513526.post-90662807925983454232010-05-12T18:02:00.000-07:002010-05-12T18:03:32.407-07:00Conhecendo as tecnolgias da escola<div style="WIDTH: 425px" id="__ss_4075317"><strong style="MARGIN: 12px 0px 4px; DISPLAY: block"><a title="Cidoka" href="http://www.slideshare.net/cidokacarmo/cidoka">Cidoka</a></strong><object id="__sse4075317" width="425" height="355"><param name="movie" value="http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=cidoka-100512195857-phpapp01&stripped_title=cidoka"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed name="__sse4075317" src="http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=cidoka-100512195857-phpapp01&stripped_title=cidoka" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="355"></embed></object><div style="PADDING-BOTTOM: 12px; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 5px">View more <a href="http://www.slideshare.net/">presentations</a> from <a href="http://www.slideshare.net/cidokacarmo">Maria Aparecida do Carmo Oliveira</a>.</div></div>cidahttp://www.blogger.com/profile/11598544310958144207noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8781931302179513526.post-51474482575020677632010-05-12T17:40:00.000-07:002010-05-12T17:42:41.313-07:00Quem sou como professor e aprendiz?<div align="justify">E completamente diferente a situação entre professor a aprendiz uma vez que para o primeiro consigo visualizar e dominar a situação Primeiro pela experiência e depois pelas varias capacitações pelas quais já passei Quanto ao item aprendiz me considero em processo de alfabetização e confesso com muita dificuldade Entretanto nada que não possa ser sanado e com vontade de aprender conseguir superar dificuldades uma vez que no mudo atual e imprescindível que principalmente o professor esteja ligado e conectado com as tecnologias visto que sem estes recursos nos tornamos e retornamos ao passado do famoso cuspe e giz podendo estar incorrendo em fracasso ou se tornar obsoleto Já que para melhorar e enriquecer minha pratica preciso me tornar aprendiz então vamos la Preciso e quero ser uma boa e aplicada aprendiz tendo a certeza de que estarei contribuindo para mudar todos os meus velhos conceitos de aprendizagem que apesar de toda pratica precisa ser inovado e essa inovação me será concedida através de novas técnicas e metodologias no meu caso tecnológicas Trabalhando e interagindo conscientizo-me de que a participação neste curso de tecnologias me favorecera a compreender e a utilizar não so em minha vida profissional mas também em todas as situações pertinentes a minha vida.Espero conseguir e contar com a compreensão principalmente da monitora pois como aprendiz preciso obter os conhecimentos e orientações necessários a minha aprendizagem requisito que procuro enquanto professora fazer da melhor forma possível buscando a aprendizagem de meus alunos. </div>cidahttp://www.blogger.com/profile/11598544310958144207noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8781931302179513526.post-56733944764042622332010-05-05T18:14:00.000-07:002010-05-05T18:15:47.178-07:00GRÉCIA ANTIGA<br /><br /><br />· Povoamento da Grécia: Aqueus, Eólios, Jônios e Dórios<br /><br />PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO (XX – XII A.C.)<br /><br />· Civilização Cretense:<br />o Rei Minos – Cidade de Cnossos<br />o Comércio com as regiões vizinhas (Egito)<br /><br />· Civilização Micênica:<br />o Século XV a.C. Aqueus (Cretenses + Aqueus = Micênicos)<br />o Agricultura, Artesanato e Comércio<br />o Expansionismo (Guerra de Tróia)<br /><br />· Século XII a.C.:<br />o Invasão dos Dórios<br />o Fim da Civilização Micênica<br />o 1ª Diáspora Grega (Êxodo Rural)<br />o “Desaparecimento da Escrita”<br /><br />PERÍODO HOMÉRICO (Séc. XII – VIII a.C.)<br /><br />· Homero: Ilíada e Odisséia<br />· Hesíodo: Teogonia<br />· GENOS: “tribos” chefiadas pelo Pater Famílias<br />· Crescimento Demográfico: Desestruturação dos Genos (surgimento da Polis)<br /><br />INDIVÍDUO GENOS FRATRIA TRIBO DEMOS PÓLIS<br />(Cidade-Estado)<br /><br />· Surgimento da Propriedade Privada: Eupátridas (“Bem Nascidos”)<br />· Polis: Acrópole (funções religiosa e militar) e Agora (praça pública)<br /><br />PERÍODO ARCAICO (VIII – VI a.C.)<br /><br />· Evolução Política da Grécia:<br /><br /> MONARQUIA ARISTOCRACIA OLIGARQUIA TIRANIA DEMOCRACIA<br /><br /><br />· Colonização Grega: 2ª Diáspora Grega (Magna Grécia, Bizâncio, Crotona, Marselha, etc.)<br /><br />ATENAS<br /><br />· Península da Ática (foi poupada das invasões dóricas)<br />· Política:<br />o Basileu (Rei): Função Religiosa e Militar<br />o Aristocracia: “Governo dos Melhores” auxiliado pelos Arcontes (funções militares, religiosas e judiciárias)<br />o Luta entre Aristocratas e Populares<br /><br />· Leis Escritas:<br />o DRÁCON (621 a.C.): Código de Drácon<br />o SÓLON (594 a.C.): reformas na Legislação (eliminou a escravidão por dívidas e dividiu a sociedade em censitária)<br /><br />ATENAS<br />Sociedade: Dinâmica<br />Política: Democracia<br />Economia: Comércio Marítimo<br />· Tiranias: Pisístrato, Hiparco e Hípias<br />· Democracia: CLÍSTENES (510 a.C.):<br />o Ostracismo: exílio por 10 anos aos inimigos da Democracia<br /><br />· Educação: Físico, Intelectual e Artístico<br />· Sociedade: Eupátridas, Metecos e Escravos<br /><br /><br />ESPARTA<br /><br />· Península do Peloponeso (Invasões Dóricas)<br />· Política:<br />o Diarquia: dois reis (funções militares e religiosas)<br />o Éforos: cinco magistrados (funções executivas – fiscais)<br />o Gerúsia: 28 ançiãos (+ de 60 anos) Representação máxima de poder – Oligarquias<br />ESPARTA<br />Sociedade: Estratificada<br />Política: Oligarquia<br />Economia: Agrícola<br />o Apela: Assembléia do Povo (esparcíatas de 18 a 60 anos)<br /><br />· Sociedade: Esparcíatas, Periecos e Hilotas<br />· <br />· Educação: Militar<br />· Militarismo, Xenofobia e Terras Estatais<br /><br /><br /><br />PERÍODO CLÁSSICO (V – IV a.C.)<br /><br />· Guerras Médicas (Greco-Pérsicas) (490 – 479 a.C.): Gregos X Persas<br />· Confederação de Delos: Liderança e Hegemonia de Atenas<br />· Tratado de Susa (448 a.C.): Paz entre gregos e persas<br />· Imperialismo Ateniense: “SÉCULO DE PÉRICLES” – Séc. V a.C.<br />· Guerra do Peloponeso (431 – 404 a.C.): Atenas X Esparta (vitória de Esparta)<br />· Conseqüências:<br />o Desunião e enfraquecimento das Polis Gregas<br />o Invasões Macedônicas<br /><br />PERÍODO HELENÍSTICO (III – II a.C.)<br /><br />· Batalha de Queronéia (338 a.C.): Felipe II (Macedônia)<br />· Alexandre Magno<br /><br />CULTURA GREGA<br /><br />· Humanismo e Antropocentrismo<br />· Religião: Politeísmo Antropomórfico e Materialismo (negam a existência da alma)<br />· Mitologia Grega<br />· Teatro: Comédias e Tragédias (Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, Aristófanes)<br />· História: Heródoto<br />· Arquitetura: Ictínio e Calícrates (Partenon)<br />o Estilos: Dórico (1), Jônico (2) e Coríntio (3)<br /><br />· Filosofia:<br />o Pré-Socráticos, Sofistas e Socráticos<br />· Medicina: Hipócrates<br /><br />CULTURA HELENÍSTICA<br /><br />· Fusão da Cultura Grega e Oriental<br />· Arte: Realista (violência e dor)<br />· Arquitetura: Luxo e Grandiosidade (Farol de Alexandria)<br />· Escultura: Turbulência e Agitação (Colosso de Rodes)cidahttp://www.blogger.com/profile/11598544310958144207noreply@blogger.com0